Em primeiro lugar, nem sempre é simples gerenciar as finanças do seu negócio mesmo para um MEI experiente. Além disso, enfatizamos a extrema importância de entender mais sobre o Fluxo de Caixa, criar o hábito de fazer um controle financeiro para MEI.

Contudo, esse controle bem aplicado e saber como administrar o dinheiro do seu empreendimento faz com que o Microempreendedor esteja sempre a frente sendo o dono do seu próprio negócio

Afinal, o MEI pode fazer esse controle das finanças de várias maneiras. Tanto anotando tudo em um caderno e também usando softwares de gestão, bem como planilhas. Sendo assim, abrangendo o controle financeiro de tudo que ocorre na empresa.

importancia do controle financeiro para mei veja aqui.

A importância do controle financeiro para MEI

A princípio, esse controle pode ser diário, semanal e mensal, isso depende da necessidade do seu negócio. Lojas e comércios, por exemplo, podem ter um controle diário e depois resumindo o mês.

Além de mostrar corretamente o controle do dinheiro que entra e sai, o fluxo de caixa melhora o planejamento e a estratégia do negócio, auxiliando o Microempreendedor Individual em futuras decisões, como:

  • A compra de mercadorias e equipamentos novos;
  • A priorização de pagamentos de impostos e despesas;
  • O investimento na infraestrutura e manutenção do negócio.
  • Uma boa alternativa para controlar o dinheiro do seu MEI é acompanhar a venda de produtos e/ou serviços em uma planilha de Excel por exemplo, ou em um aplicativo de controle financeiro.

Planilha para o controle financeiro para MEI

Em primeiro lugar, a planilha é uma ferramenta fácil de usar e que pode fazer total diferença no controle financeiro e nos resultados finais da empresa. Agora vamos ao passo a passo dos itens a serem anotados na planilha.

  1. Anote tudo que você vendeu:
  2. Data;
  3. Cliente;
  4. O que você vendeu;
  5. Se a venda é de Produto ou Serviço;
  6. O valor da venda;
  7. A forma de pagamento;
  8. Especifique se foi parcelado ou à vista e o número de parcelas;
  9. Se você emitiu ou não uma nota fiscal;
  10. Se você já recebeu o pagamento. Com essas informações, será possível ter o controle mensal de tudo que você vendeu e o quanto recebeu.

Despesas do MEI

Da mesma maneira que o empreendedor deve controlar tudo o que recebe de vendas de produtos ou serviços, é preciso também ter um controle de tudo que for gasto com o negócio, seja a conta de aluguel do estabelecimento, o transporte para atender um cliente ou a compra de mercadorias e equipamentos.

Dessa maneira, é possível entender melhor como o MEI deve precificar seu produto ou serviço, levando em consideração os custos e despesas, além de ajudar na análise do que está valendo mais a pena ser feito no negócio, se os custos para produzir um produto compensam em relação ao preço do mesmo, entre outros.

É também de extrema importância separar as finanças do seu CNPJ MEI das suas despesas de Pessoa Física.

Fonte: https://blog.meifacil.com/financas/planilha-de-controle-financeiro-mei/

SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.

Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

[ninja_form id=2]