A elaboração de um plano de contas é essencial para uma empresa. É ele quem permite que as movimentações financeiras sejam mais claras, e as decisões que eventualmente tem que ser tomadas, mais rápidas.
Além disso, o plano de contas não facilita somente a gestão de um negócio de uma empresa, mas também é um requisito contábil. Sendo assim, se você está à frente de um negócio, é essencial estar a par do que é esta ferramenta. Portanto, confira a matéria até o final!
O que é um plano de contas
O plano de contas contábil é uma forma de identificar as contas da empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entrada e saída.
Estas classificações, por sua vez, são essenciais para que os responsáveis pela contabilidade sejam capazes de fazer os relatórios financeiros obrigatórios, como o Balanço Patrimonial e o DRE.
Qual a finalidade do plano de contas?
O plano de contas é basicamente uma forma de padronizar os custos da sua empresa. É a partir dele que ocorre a classificação e identificação de contas, relatórios, demonstrativos e documentos.
Desta forma, fica muito mais fácil interpretar os dados e observar os pontos de falhas ou oportunidades de melhorias, além de agilizar o trabalho de quem estrutura todos os relatórios obrigatórios.
Como estruturar o plano contábil?
Levando em consideração que o plano contábil é um requisito, e não apenas uma ferramenta para a melhoria da gestão, é necessário seguir o que é exigido na lei das Sociedades Anônimas (S/As), além de ter como base as Normas Brasileiras de Contabilidade e os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Desta forma, o plano contábil é dividido em 5 grandes grupos.
Ativos: Contas devedoras
Nesta categoria, devem ser incluídos todos os bens e direitos da empresa. Esta é a parte positiva do patrimônio, como investimentos, aplicações, contas a receber, movimentação de contas em banco, etc.
Esta categoria ainda pode ser subdividida em:
- Circulante: realizável a curto prazo, ou seja, inferior a 365 dias contados a partir da data do Balanço.
- Não circulante: realizável a longo prazo, ou seja, superior a 365 dias a partir da data do Balanço.
Passivo: Contas credoras
O passivo representa as obrigações da empresa, sendo a parte negativa do patrimônio. Como por exemplo, financiamentos e origem dos recursos para a operação.
Ele pode ser subdividido em:
- Circulante: exigível a curto prazo, ou seja, inferior a 365 dias contados a partir da data do Balanço.
- Não circulante: exigível a longo prazo, ou seja, superior a 365 dias a partir da data do Balanço.
- Patrimônio líquido: capital social em um determinado momento, ou seja, capital próprio dos sócios ou acionistas.
Custos: Contas devedoras
Os custos também são chamados de despesas variáveis, e tem relação direta com os gastos de produção, venda ou prestação de serviços. A exemplo, estão os valores gastos com a matéria-prima.
Os custos servem para calcular importantes indicadores, como:
- CMV: custo da mercadoria vendida
- CPV: custo do produto vendido
- CSV: custo do serviço vendido
Despesas: Contas devedoras
Considera-se como despesa aquele gasto fixo, necessário para a produção funcionar. No entanto, estes não possuem vínculo direto com a produção. Sendo assim, se você produzir ou não durante um mês, as despesas continuarão.
Podem ser divididas em:
- Comerciais: como publicidade e propaganda.
- Administrativas: como, por exemplo, materiais de expediente.
- Financeiras: como juros e multas.
Receitas: Contas credoras
Esta é a última categoria, as receitas. São todos os valores recebidos pela venda de um produto ou serviço, ou pelo rendimento de investimentos realizados.
Podem ser divididas em:
- Vendas: venda de produtos ou equipamentos.
- Prestação de serviços: como treinamento ou manutenção, por exemplo.
- Financeiras: como recebimento de juros ou multas, rendimentos de investimentos, etc.
Conclusão
Agora que você já conhece a necessidade de um plano de contas, fique por dentro também da importância de um planejamento orçamentário. E claro, se você precisa de uma assessoria completa, entre em contato conosco.
SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC
Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.
Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.
Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.
Sobre o departamento de Síndica Profissional, realizamos toda a parte de gestão do condomínio nos aspectos legais, o conhecimento técnico e operacional.
Ainda contamos com o serviço de assessoria para: associações, departamento de pessoal, empregadores domésticos, empresas do terceiro setor, microempreendedor individual (MEI), pessoas físicas, profissionais liberais e regularização de débitos em órgãos públicos.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!