Todo empreendedor quer ver o crescimento de uma empresa. Principalmente, se foi investido um alto capital para que determinado sonho se tornasse em realidade. Afinal, um bom empresário quer ver o retorno do seu investimento de tempo e dinheiro.

No entanto, inúmeros desafios são enfrentados no cotidiano, e para quem realmente quer ver o negócio crescer, é necessário muita resiliência, sabedoria e paciência. Caso contrário, as chances de alcançar o sucesso diminuem gradativamente.

Diante disto, e para facilitar a rotina daqueles que estão à frente de um negócio, foi criada a curva de Greiner. Essa ferramenta permite que os empresários e empreendedores acompanhem o crescimento da empresa.

Além disso, a Curva de Greiner também permite que os gestores tomem decisões com relação ao futuro da empresa, quando esta estiver passando por dificuldades, sejam elas de qualquer natureza. Quer entender mais acerca desta ferramenta? Então confira a matéria até o final!

como fazer sua empresa crescer de forma saudável

O que é a Curva de Greiner?

Este modelo de análise foi criado nos anos 70 por Larry Greiner. O modelo pode ser conceituado como a apresentação das fases de crescimento que uma empresa enfrenta, seja ela pequena, média ou grande.

Em um determinado momento, esta empresa pode culminar em uma crise, que, de acordo com o conceito, é fundamental para preparar a organização para a sua próxima fase.

Ao todo, são seis fases pelas quais a empresa vai passar, e isto se aplica a todas, indiferentemente do setor em que ela atua. Em primeiro lugar, a empresa passará por um período estável, em que colherá os frutos de todo o esforço semeado.

Em outro período, a empresa sofrerá uma fase de turbulência, necessária para que ela continue crescendo. Mesmo que nenhum empreendedor queira passar por este período, considera-se que a Curva de Greiner é fundamental para um negócio.

Isto se dá pelo fato de que ela auxilia os empresários no entendimento do que está ocorrendo com o negócio. Permitindo que estratégias assertivas sejam elaboradas, para que consequentemente, a empresa continue colhendo bons frutos após a crise.

A Curva de Greiner possui 6 fases de crescimento

O modelo da Curva de Greiner é dividido em 6 fases. Nós as apresentaremos a seguir, e queremos lhe fazer a seguinte pergunta: Em qual fase a sua empresa está?

Fase 1: O crescimento de uma empresa através da criatividade

Nessa fase, o empresário está à frente de todas as atividades da empresa. A comunicação com fornecedores, clientes e colaboradores ocorre de forma fluída. Além disso, o empreendedor quer estar envolvido em todas as atividades da empresa, mesmo que para isso tenha que colocar a mão na massa. Literalmente!

Fase 2: Crescimento através da direção

Nesta etapa, a empresa se encontra em estabilidade e está nas mão de apenas um gestor. No entanto, devido a expansão dos negócios, este já não comporta mais a quantidade de tarefas as quais deve ser responsável.

Dessa forma, surge a crise de autonomia. Esta, por sua vez, demanda a necessidade de recrutamento de mais pessoas para suprir essas atividades. Uma vez que um gestor já não consegue controlar toda a operação.

Fase 3: Crescimento de uma empresa através da delegação

Com a crise de autonomia, mais pessoas foram recrutadas. Isto resultou na independência delas, que consequentemente, culminou no descontrole das tarefas.

Fase 4: Crescimento através da coordenação

Quando uma empresa cresce a ponto de se tornar um negócio de médio ou grande porte, há a necessidade de centralizar os processos e os organizar novamente nas mãos dos gestores. Toda esta padronização, leva o negócio a uma nova crise: a burocracia.

Fase 5: Crescimento de uma empresa através da colaboração

Novas equipes são formadas para solucionar a crise da burocracia. E com esta nova estrutura, em que há maior incentivo à espontaneidade de cada colaborador, ocorre um retorno àquela informalidade encontrada no início da organização. Diante disso, surge a crise de crescimento, em que a própria empresa passa a desafiar seus limites.

Fase 6: Crescimento através de alianças

Neste momento, a empresa cresce através de alianças. Nesta fase, o seu desafio é manter a identidade e cultura organizacional.

Conclusão

Ao longo da matéria, você pôde identificar as fases de crescimento de uma empresa. Se você está à frente de um negócio, certamente se identificou com algumas delas.

Como foi possível observar, passar por cada uma dessas crises e sair delas não é uma tarefa fácil. Por este motivo, é necessário muita resiliência e persistência, como comentamos anteriormente. Dessa forma, você se tornará um vencedor em sua trajetória.

Se você se identifica com alguma dessas fases, deixe o seu comentário. Além disso, confira outros temas em nosso blog que podem te auxiliar a ser um empreendedor de sucesso.

SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.

Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

Sobre o departamento de Síndica Profissional, realizamos toda a parte de gestão do condomínio nos aspectos legais, o conhecimento técnico e operacional.

Ainda contamos com o serviço de assessoria para: associações, departamento de pessoal, empregadores domésticos, empresas do terceiro setor, microempreendedor individual (MEI), pessoas físicas, profissionais liberais e regularização de débitos em órgãos públicos.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

[ninja_form id=2]