Abrir a sua empresa para uma consultoria externa e expor o processo comercial para que ela possa ajudá-lo na reformulação pode até ser um ato de coragem. Mas não deve ser visto com ceticismo: afinal, o sucesso em automatizar o processo comercial depende de aspectos comportamentais do gestor.
Perante tanta informação e novidades, dois caminhos se tornam possíveis: retração (manter as coisas como estão) ou instigar a evoluir e desenvolver mais. A tomada de decisão aqui compreende a escolha entre inovação ou inflexibilidade. A meu ver, isso distingue o mau do bom gestor. Há valor em descobrir argumentos e ferramentas para controlar o que a empresa produz. É esta a diferença de postura entre quem está mais preocupado em defender que está certo, do que focar em melhorar. Olhemos para o resultado. O que não está bom, pode melhorar.
Bons exemplos: quem não teve medo da tomada de decisão Vamos olhar para o que dizem os líderes decisivos ao sucesso de suas organizações?
- Coragem para arriscar. “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção”, disse Steve Jobs. Criou para a sua marca um público cativo como poucos.
- Sensibilidade para compreender o contexto. O ativista negro Martin Luther King Jr. pregou: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.”. E assim mudou o mundo.
- Humildade para aprender. Aprenda com cada empreitada. Nas palavras de Michael Jordan, no livro Nunca deixe de tentar: “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”, disse o maior jogador de basquete de todos os tempos.
O princípio básico da tomada de decisão é: líderes excepcionais se destacam pela ousadia, não pela imprudência.
Como ganhar confiança e tomar melhores decisões
Os grandes gestores não ficaram na zona de conforto… eles encaram a tomada de decisão como rotina. Steve Jobs, Bill Gates – sempre deram um passo à frente. Ainda que a intuição tenha o seu papel, basearam suas escolhas em fatos e dados concretos. Para aumentar a eficiência de processos comerciais (e da gestão como um todo), é preciso encontrar o foco em vendas através da análise humana de dados precisos. É nesta racionalidade que a tomada de decisão se torna escrupulosa.
Para ter segurança em suas escolhas, a primeira coisa a fazer é alinhar conceitos, conhecê-los a fundo. Estresse cada dúvida junto a quem lhe propor soluções: questione consultores e veja o que faz sentido para a sua empresa – é preciso contextualizar a realidade que você vive hoje. O bom gestor irá exaurir todas as dúvidas, imaginará todos os cenários e questionará um a um. Aí sim, partirá para a tomada de decisão.
AUTOR: Munife Mansur Tuma