As expectativas na hora de abrir uma empresa são muitas. O empreendedor, antes começar seu negócio geralmente prospecta inúmeras expectativas em sua ideia de negócio.
No entanto, as pessoas pecam muito na organização de objetivos e metas, esquecendo-se também da importância de se planejar antecipadamente.
Nesse sentido, o que era uma ideia com inúmeras chances de sucesso, acaba por não funcionar na prática, e isso gera inúmeras frustrações. Além disso, nutrir-se de expectativas erradas pode prejudicá-las na hora de abrir uma empresa.
O empreendedorismo é para quem tem garra
Ser empresário não é tão simples quanto fazem parecer ser. Você vai ter que cuidar do seu negócio diariamente e suas preocupações serão relativas ao crescimento de sua empresa.
Se quiser conquistar o sucesso, é preciso muito esforço, e, além de acreditar nos seus sonhos, você precisa estar preparado para as adversidades.
No nascimento de uma empresa, é muito natural que nem sempre haverá entrada de capital necessário para pagar as contas. Por isso, é vital que você tenha um caixa reserva, antes mesmo de abrir uma empresa.
Por que muitas empresas fecham pouco depois de abrirem?
Tomar a decisão de empreender é o primeiro passo para sair da caixa, afinal, você estará trocando a estabilidade de um emprego em regime CLT para uma área totalmente aberta às adversidades.
Empreender não é tão simples como muitos pensam, pois requer muito planejamento, ações feitas na medida correta, muito empenho e fazer inúmeros sacrifícios.
O fato de muitas empresas fecharem pouco tempo depois de abertas pode ser explicado por inúmeros fatores. Um deles é a criação de expectativas erradas.
Geralmente, quem inicia um negócio, o faz por desejar mais retorno financeiro ou para ter mais tempo livre.
No entanto, essa é a forma errada de se pensar, afinal, ter um negócio requer demanda de muito mais tempo do que um trabalho comum.
Em se tratando de gastos e retornos, eles podem ser relativos ou não. Muitas vezes você acaba gastando muito e tendo pouco retorno. Isso faz com que muitos empreendedores iniciantes acabam por desistir de suas ideias.
Alinhe suas expectativas com a realidade na hora de abrir uma empresa
As pessoas geralmente costumam iniciar um negócio com as expectativas erradas. A maioria não está preparada para lidar com pressões, frustrações e planos dando errado.
Quando se é empregado, as preocupações são bastante reduzidas. Você não precisa se preocupar com folha de pagamento, imposto, terceiros, prestação de serviços, responsabilidade civil, e diversas outras questões.
Você precisa ter o seu pensamento alinhado com as expectativas e realidades do mercado para qual está entrando e deseja empreender, entender os potenciais, analisar as dificuldades e ameaças do cenário e analisar do macro ao microambiente.
Ao alinhar suas expectativas com as do mercado você terá grandes chances de apresentar bons resultados.
Planejamento é a alma do negócio!
Para um negócio dar certo primeiramente você precisa iniciar seu projeto da melhor forma: planejando!
Poucas coisas no empreendedorismo funcionam sem o planejamento adequado. Por isso, saiba planejar todos os pontos vitais e fique atendo aos detalhes, estes podem fazer toda a diferença na hora de abrir uma empresa.
Aproveite esse tempo de planejamento para exercitar a sua criatividade, seu desenvolvimento pessoal nos negócios, na comunicação, no diferencial dos seus serviços e mostre para o mercado o que você terá de melhor para oferecer.
Faça um planejamento e se possível, contrate uma assessoria para te ajudar a entender suas dúvidas.
Você precisa ser estratégico antes de abrir uma empresa
Antes de começar, você deve ficar atendo aos impulsos: esqueça o “vou jogar tudo pro auto” ou aquele famoso empreendedorismo “às cegas”, responsável pelo fechamento de pessoas jurídicas jovens.
Seja estratégico: conheça bem o ramo que está pensando em empreender. Pesquise bem o mercado, seja intuitivo e assertivo. Saiba gerir riscos financeiros e se programar para as adversidades.
Sua ideia é inovadora? Tem chances de sucesso? Quantas pessoas que você conhece que comprariam seu produto ou contratariam seus serviços? Como você fará a venda de seu material?
Questione-se e tire todas as dúvidas necessárias sobre sua ideia, antes que elas surjam quando sua empresa já estiver atuando no mercado. Esse é um passo muito importante para alcançar o sucesso.
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