Na última postagem vimos 10 mudanças trazidas pelo novo pente fino do INSS. Agora veremos se vale a pena parcelar o imposto de renda.
Anualmente os contribuintes fora da faixa de isenção têm de prestar contas a Receita Federal. Dentre as opções de pagamento, está o parcelamento do imposto de renda. Veja quais as opções o contribuinte tem para fechar as contas sem cair na malha da Leão.
O tipo de pagamento escolhido por cada contribuinte pode ser mais ou menos vantajosa de acordo com a sua situação. Entenda melhor as opções disponíveis e qual é a melhor escolha para cada caso no texto a seguir.
Parcelamento Imposto de Renda
O pagamento do imposto de renda pode ser feito de duas maneiras e ambas as opções estão abertas a todos os contribuintes. Veja as alternativas disponíveis para o parcelamento do IRPF, por exemplo:
a primeira opção de pagamento do IRPF é feito em uma parcela, à vista, onde o pagamento do imposto devido é quitado de uma só vez;
a segunda opção é o parcelamento, o que, por sua vez, sofre incidência e taxa básica de juros, que incide sob a taxa Selic.
Após o preenchimento da declaração de imposto de renda, da entrega e do cruzamento realizado pelo sistema da Receita Federal para verificação de inconsistências, é hora do pagamento do imposto devido.
Na hora de decidir pela melhor opção, é importante considerar as prós e contras de cada alternativa de pagamento. Afinal, nem sempre o parcelamento do imposto devido será vantajoso para o bolso do contribuinte, visto que há incidência de juros sobre a parcela, como mencionado acima.
Entretanto, o parcelamento do IRPF é um direito do contribuinte. Dessa forma, o pagamento em parcelas é concedido pela Receita Federal.
Além disso, cada parcela incide as taxas básicas de juros. O que, por sua vez, pode variar de parcela para parcela, conforme a evolução da taxa de pagamento.
Diferença entre Pagamentos Parcelado e à Vista no IRPF
Existem algumas peculiaridades inerentes ao tipo de pagamento do imposto de renda. Veja a seguir as principais diferenças entre o pagamento parcelado do IRPF e à vista. Por exemplo:
Pagamento à Vista do IRPF
O contribuinte paga o imposto devido numa única parcela;
Não tem incidência da taxa Selic.
Pagamento Parcelado do IRPF
É feito através de instituições financeiras conveniadas da RFB;
O contribuinte deve aceitar o débito automático que, neste caso, é obrigatório;
Há incidência de juros simples e reajuste mensal conforme a taxa Selic.
Fonte: IR sem Erro e Jornal Contábil
Serviço de Assessoria Contábil, Assessoria Condominial e Síndica Profissional em Balneário Camboriú / SC
Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú / SC e região, contrate o Grupo Uptime.
Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.
Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.
Sobre o departamento de Síndica Profissional, realizamos toda a parte de gestão do condomínio nos aspectos legais, o conhecimento técnico e operacional.
Ainda contamos com o serviço de assessoria para: associações, departamento de pessoal, empregadores domésticos, empresas do terceiro setor, microempreendedor individual (MEI), pessoas físicas, profissionais liberais e regularização de débitos em órgãos públicos.
Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!