Brasília – Os pequenos negócios são cada vez mais importantes para a economia brasileira e já representam 99% de todas as empresas do País. São cerca de 9,2 milhões de pequenos empreendimentos enquadrados no Supersimples e que foram responsáveis pelo acréscimo de 6,7 milhões de empregos com carteira assinada entre os anos de 2002 e 2012. Este universo de pequenos empreendimentos responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. 

Nesse contexto, o Sebrae tem desempenhado um papel estratégico. A instituição, que completa 42 anos nesta quinta-feira (9), oferece consultorias, treinamentos, palestras, seminários, publicações e uma série de outros serviços para os donos de negócios nos mais diferentes estágios de empreendimento. Para isso, o Sebrae dispõe de uma rede com mais de 700 pontos distribuídos por todo o país, além de um portal e de uma central de atendimento telefônico.

O volume de serviços realizados pela instituição é expressivo. Somente de janeiro a setembro deste ano, o Sebrae realizou 4,9 milhões de atendimentos por meio dos diferentes canais, contemplando aproximadamente um milhão de empresas. Somente o novo Portal do Sebrae, inaugurado no último mês de abril, já registrou mais de 17,1 milhões de acessos até o início de outubro.

“Ter o próprio negócio é um dos três sonhos do brasileiro, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil. Os empreendedores estão se capacitando mais, a escolaridade vem crescendo e a maioria das empresas está sendo aberta por oportunidade e não mais por necessidade”

Luiz Barretto – Presidente do Sebrae

 

“Ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil. Os empreendedores brasileiros estão se capacitando mais, a escolaridade vem crescendo e a maioria das empresas está sendo aberta por oportunidade e não mais por necessidade”, destaca o presidente do Sebrae Luiz Barreto. Segundo ele, o dinamismo da economia brasileira nos últimos dez anos, com o aquecimento do mercado de trabalho e a melhora do grau de escolaridade dos brasileiros, passou a promover o empreendedorismo como uma alternativa de ocupação e renda aos brasileiros em todas as regiões do país. A maior demanda por produtos e serviços repercute em oportunidades de negócios em um mercado exigente e competitivo.

“O Sebrae tem a missão de promover estratégias e ações para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Nesse sentido, atendemos a um público extremamente diversificado. São potenciais empresários ou empreendedores já estabelecidos que buscam o incremento da sua produtividade e competitividade”, destaca o presidente do Sebrae. “Com 42 anos de atividades, nos tornamos especialistas em micro e pequenas empresas no Brasil. Nosso foco tem sido difundir conhecimento, capacitação e treinamento a fim de fortalecer o empreendedorismo brasileiro e ajudar o País a crescer”, complementa Luiz Barretto.

Segundo dados do Sistema de Monitoramento da Estratégia (SME) do Sebrae, de janeiro a setembro foram atendidas 26,6 mil empresas de pequeno porte por meio do Programa Sebrae Mais, que oferece soluções para empresas que buscam a evolução de seus negócios. Já o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), atendeu 35,7 mil empresários de pequeno porte e já cumpriu 81,05% da meta para 2014. O programa gratuito acompanha o empresário com o objetivo de promover inovação e tecnologia ao negócio envolvendo o processo, o marketing e o método organizacional. Outros 37 mil empreendedores tiveram acesso ao Programa Sebraetec, composto por consul­torias de inovação e tecnologia. E o Programa Negócio a Negócio atendeu 357 mil empresários diretamente nos seus estabelecimentos, nas 27 unidades da federação em 2014

 

Robson Cesco

Sede do Sebrae, em Brasília
Sede do Sebrae, em Brasília

Sebrae 2014 – Por meio doPrograma Sebrae 2014, que teve por objetivo tornar pequenos negócios mais competitivos durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo, a instituição investiu cerca de R$ 90 milhões e conseguiu fazer com que as empresas participantes superassem em 25% a meta de negócios para o período, negociando R$ 570 milhões frente aos R$ 457 milhões anteriormente previstos. Mais de 48 mil empresas foram atendidas por meio do programa. 

Recentemente, o Sebrae assumiu novos desafios, focados na promoção da competitividade dos pequenos negócios em sintonia com as exi­gências de práticas sustentáveis, com o estímulo à inovação e com o fortalecimento dos microem­preendedores individuais.

 

Fonte: agenciasebrae