O presente artigo tem como objetivo alertar a você, síndico(a), sobre alguns cuidados e medidas preventivas que devem ser realizadas antes do início da temporada de verão, considerando que em nossa região litorânea, o número de habitantes em condomínios aumenta significativamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Dentre todas as atribuições e cuidados que um(a) síndico(a) precisa ter com seu condomínio, a temporada de verão é uma época do ano em que esses cuidados precisam ser dobrados, principalmente em nossa região, por se tratar de litoral.
Ao se aproximar da temporada de verão, é extremamente importante que você, na condição de síndico(a), tome algumas medidas preventivas, como instruir a equipe de empregados e realizar avaliações nas áreas comuns do seu condomínio para verificar necessidades de manutenções ou pequenos reparos, a fim de prevenir incidentes e resguardar a segurança dos condôminos e de todos os frequentadores do condomínio e de suas áreas comuns.
1. Segurança do condomínio
É importante que antes de chegar a temporada de verão, seja revisado todos os equipamentos de segurança do condomínio, reforçar ou corrigir quaisquer falhas/defeitos existentes.
O(a) síndico(a) deve:
1.1. Conferir se o sistema de câmeras de segurança necessita de reparos técnicos;
1.2. Enviar circulares e comunicados/avisos para os moradores relembrando medidas básicas de segurança:
a) Solicitar a conferência do fechamento de portas após a entrada/saída;
b) Instruir a verificação do fechamento total do portão ao sair e/ou entrar na garagem;
c) Frisar sobre a importância de impedir a entrada de desconhecidos no condomínio;
d) Alertar aos moradores que eles são responsáveis pelos visitantes de sua unidade habitacional, e que as medidas de segurança do Condomínio devem ser observadas por todos.
1.3. Revisar e treinar todos os empregados quanto às medidas de segurança do condomínio, principalmente a equipe de porteiros e vigias;
1.4. Realizar todas as medidas de prevenção e segurança antes da chegada da temporada de verão, principalmente antes das semanas de Natal e Ano Novo, pois nessa época a circulação nas áreas comuns do Condomínio aumenta devido a quantidade de visitantes.
2. Manutenções e Reparos Preventivos
A manutenção corretiva e preventiva é uma necessidade do Condomínio para evitar problemas em horários bem atípicos e difíceis de encontrar profissionais disponíveis. Então, para evitar problemas no período de alta temporada é indispensável que se faça revisão em alguns pontos, como os relacionados abaixo:
2.1 Playground
A época é de férias, e as crianças ocupam mais as áreas de lazer.
Sendo assim, é importante providenciar uma inspeção no playground, que deve ser realizada por um profissional especializado.
2.2 Piscinas
As piscinas merecem uma atenção especial.
É importante providenciar uma manutenção preventiva nos filtros e equipamentos, incluindo também os ralos Anti Sucção e botão de pânico, para promover a segurança dos frequentadores.
2.3 Recarga dos Extintores
É de extrema importância verificar a validade da recarga dos extintores, bem como a revisão das mangueiras.
2.4 Portas Corta-Fogo e Sistema de Incêndio
As portas Corta-Fogo devem ser mantidas fechadas e sem obstruções.
Realize também revisão no sistema de alarme de incêndio e luzes de emergência, e verifique se existem materiais/objetos obstruindo as escadarias de emergência.
2.5 Verificação Hidráulica
Faça a limpeza das caixas d’água e cisternas e verifique o funcionamento das bombas d’água, uma vez que, na temporada de verão, é mais provável o risco de desabastecimento de água.
2.6 Dedetização
Providencie a dedetização das áreas comuns e limpeza das caixas de gordura.
2.7 Sistema de Para-Raios
Verifique o sistema de Para-Raios, tendo em vista que o verão é o período com maior incidência de raios.
Por fim, para que seja uma temporada bem-sucedida, se faz necessário cumprir todas as etapas até aqui abordadas.
Para que seu condomínio passe por uma temporada de veraneio segura e tranquila, é indispensável que se realize as prevenções indicadas acima. Lembre-se de que faz parte das atribuições do síndico, de acordo com o Código Civil, a conservação e o cuidado com a segurança nas áreas comuns do condomínio.
Artigo elaborado por:
Rafael Ricardo Klann
Diretor Departamento de Condomínios