Uma empresa familiar geralmente enfrenta muitos desafios em relação à gestão de suas finanças, afinal, muitas vezes, essas empresas podem incluir diversos membros da família, o que pode ser perigoso para seu sucesso.
Será que ter um empreendimento familiar é uma boa saída? Muitas empresas grandes foram criadas por familiares entre si e permanecem assim até hoje. Mas, quais os desafios enfrentados por elas?
Depois de já termos falado sobre nosso serviço de escrituração fiscal, no artigo de hoje, iremos esclarecer os desafios enfrentados por uma empresa familiar.
Quais empresas se enquadram como uma empresa familiar?
A empresa familiar é o empreendimento em que os donos e funcionários do negócio fazem parte de uma mesma família. Nesse sentido, o patrimônio e a renda dos colaboradores são vinculados aos do estabelecimento.
Diferente dos outros tipos de negócio, uma empresa familiar possui os cargos de gestores e diretores preenchidos por pessoas que fazem parte da família, que são, geralmente de confiança.
As empresas familiares tradicionais costumam ter capital fechado e o controle administrativo e financeiro feito exclusivamente por familiares.
Os desafios da gestão em uma empresa familiar
Para qualquer tipo de empreendimento, seja ele familiar ou não, os desafios são inúmeros. No entanto, para empresas familiares em particular, esses desafios costumam ser, de forma geral, bem definidos.
Há inúmeros desafios enfrentados pela liderança na hora de escolher quem inserir em cada cargo. Para os líderes, é preciso colocar na balança as qualidades pessoais de cada indivíduo e saber que gerir e administrar a empresa de forma organizada e com estratégia é o melhor caminho;
Outro desafio encontrado pelos gestores é na hora de definir regras. Por ser de caráter familiar, muitas vezes, definir uma ordem pode se tornar um pouco difícil.
No entanto, para que uma empresa cresça e tenha bons resultados, é indispensável a existência de regras que determinem como os membros da organização irão se portar.
No que diz respeito ao planejamento, alguns desafios também são enfrentados: é preciso traçar e definir metas e objetivos que devem ser sempre de conhecimento de todos, como também definir a missão, visão e os valores da empresa como prioridade dentro do planejamento, visto que norteará o dia a dia de todo o negócio.
Como separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal?
Antes de criar uma empresa familiar, você precisa ter em mente que não poderá associar seu dinheiro e nem seus gastos pessoais com o dinheiro da empresa, afinal, são coisas totalmente diferentes.
É preciso considerar que tudo o que entra e é gasto na manutenção do negócio, como fatura do cartão de crédito, aluguel, boletos, não são contas pessoais e sim da pessoa jurídica.
Você precisa saber separar suas despesas pessoais com as da empresa. As contas do empreendimento devem ser pagas com o capital recebido pela empresa, e não com o seu salário ou de seus familiares.
Defina a organização de sua empresa familiar
Organize todas as áreas de sua empresa, como por exemplo, a parte financeira, administrativa, corpo de funcionários, funções de cada um, etc.
Abaixo separamos uma pequena lista com algumas das atividades que você precisa fazer dentro de sua empresa familiar.
Diagnóstico de finanças
Anote em planilhas todas as contas da empresa (entradas e saídas). E em uma planilha separada, anote os gastos pessoais (fixos e variáveis). Dessa forma, você estará identificando quais são seus gastos e o da empresa.
Qual é o seu pró-labore?
O recomendado é definir uma quantia fixa mensal de “salário” (pró-labore) para cada membro da família e uma bonificação que varia de acordo com os resultados da empresa.
Separe contas bancárias
É fundamental ter uma conta da empresa e cada membro ter a sua como pessoa física, para que nenhum valor seja destinado para outros fins.
Separar despesas
Liste todos os “bens compartilhados” entre empresa e empreendedor, como veículo, celular, internet e energia elétrica. Depois, avalie quanto cada bem é usado pela empresa e pelo empreendedor.
Reservas mensais
É importante ter capital reserva para que sua empresa resista a imprevistos não calculados.
Registrar cargos e atribuições
Para evitar qualquer tipo de conflito, os membros das famílias têm de pensar como empresários e assumir responsabilidades, firmando um acordo societário.
Dessa forma, é vital que você e seus familiares registrem a função de cada um dentro da empresa.
Fácil ou difícil: conte sempre com um especialista para te ajudar. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato com a UpTime Contabilidade para saber mais.
SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC
Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.
Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.
Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.