Recentemente vimos como declarar moedas digitais no Imposto de Renda. Dessa vez, mostraremos quais impostos que a minha empresa é obrigada a pagar.

É muito importante saber sobre os impostos que sua empresa é obrigada a pagar, já que isso não apenas faz parte do planejamento, como serve de programação para o futuro.

Afinal, são tantos impostos e letrinhas que conseguem nos confundir, e, no final, muitos empresários se perguntam quais impostos pagar, quando pagar, por que pagar e quantos são.

A vantagem é que, para os micro e pequenos empresários, existe o Simples Nacional, um regime que unificou todas essas cobranças. Mesmo assim, ainda é preciso ter muito cuidado e conhecer todos os tributos antes de começar a gerir o seu negócio.

Pensando nisso, o Grupo Uptime separou os principais impostos obrigatórios para que você possa começar a conhecer:

PIS/ Pasep

O PIS é o Programa de Integração Social, e diz respeito ao pagamento dos trabalhadores e funcionários de empresas privadas.

Já o Pasep, conhecido como Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, diz respeito aos benefícios pagos aos trabalhadores do setor público.

Então, eles representam o mesmo imposto e fazem parte da esfera federal. O valor da cobrança irá depender diretamente do faturamento da empresa em questão e também da folha de pagamento.

Além disso, todos os empresários que contratarem ao menos um funcionário – ou mais – deveram pagar o PIS ou Pasep.

ICMS

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, e faz parte da esfera estadual. Sua cobrança, feita pelo Governo, se refere às movimentações de um determinado produto.

Ou seja, ele já é debitado automaticamente em qualquer nota fiscal, a partir de qualquer comércio ou serviço prestado.

ISS

Já o ISS é o Imposto Sobre Serviços e, como o próprio nome diz, ele será cobrado a cada serviço que você prestar. Nesse caso, ele se torna diretamente proporcional ao valor do seu serviço.

Ele faz parte da esfera municipal e, assim como o ICMS, ele será debitado na nota fiscal, o que significa que você já está pagando automaticamente ao cobrar o seu serviço.

IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados é federal e cobrado para cada produto industrial que seja produzido aqui ou importado.

Para as microempresas que fazem parte do Simples Nacional, o mais comum é ter produtos importados, e existe uma taxa de 5%.

IRPJ

Esse é o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, e faz parte dos impostos que a sua empresa é obrigada a pagar, pelo simples fato de ser pessoa jurídica. Afinal, tanto as pessoas jurídicas quantos as físicas pagam impostos.

CSLL

Essa é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, cobrada sempre que a sua empresa obtiver lucro. Esse dinheiro irá para a previdência social.

CPP

A Contribuição Previdenciária Patronal também vai para a previdência nacional e é cobrada a partir da folha de pagamento dos seus funcionários, ou, ainda, de pessoas que prestaram serviços a você, independente do vínculo empregatício.

Fonte: Vers Contabilidade

Serviço de Assessoria Contábil, Assessoria Condominial e Síndica Profissional em Balneário Camboriú / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú / SC e região, contrate o Grupo Uptime.

Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

Sobre o departamento de Síndica Profissional, realizamos toda a parte de gestão do condomínio nos aspectos legais, o conhecimento técnico e operacional.

Ainda contamos com o serviço de assessoria para: associações, departamento de pessoal, empregadores domésticos, empresas do terceiro setor, microempreendedor individual (MEI), pessoas físicas, profissionais liberais e regularização de débitos em órgãos públicos.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

[ninja_form id=2]